Notícia - Delegação do SJSP realiza "Dia D de Mobilização pela PEC do Diploma"

Dos dias 23 a 25 de abril, os diretores do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Eduardo Viné Boldt, Solange Santana, José Eduardo, Márcia Quintanilha e o presidente da entidade, Thiago Tanji, se somam à delegação da Fenaj para o Ocupa Brasília, em defesa do diploma.

Nesta quarta-feira, 24 de abril, os dirigentes estiveram reunidos na Câmara dos Deputados para o Dia D de Mobilização pela PEC do Diploma. A atividade faz parte da estratégia do 3º Ocupa Brasília pela restituição do diploma da categoria. Na ocasião, dirigentes sindicais dos jornalistas de todas as regiões do país estarão em Brasília para dialogar com os líderes partidários sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 206/2012.

As reuniões aconteceram nos gabinetes dos parlamentares Luiza Erundina e Sâmia Bonfim (PSOL-SP), Jonas Donizetti (PSB-SP) e Orlando Silva (PCdoB-SP). Ontem (23), eles estiveram reunidos com os deputados Talíria Petrone (PSOL-RJ), Alberto Mourão (MDB-SP), além de conversas com os lideres de partidos e deputados de São Paulo.

Histórico

O primeiro curso de Jornalismo no Brasil foi criado em 1947, em São Paulo, pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. A graduação nessa área ganhou força na década de 1960, quando instituições de outros estados passaram a oferecer o curso.

O diploma para o exercício do Jornalismo tornou-se exigência em 1969, o que possibilitou o crescimento e aperfeiçoamento dos cursos de graduação e especializações para os profissionais deste segmento de comunicação que só veio a fortalecer o mercado de trabalho nesta área.

A exigência do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 17 de junho de 2009. A justificativa foi a de que exigir tal formação cerceava o direito à informação e à de expressão e que o diploma servia apenas aos interesses das instituições de ensino superior.

Durante os 40 anos em que vigorou o diploma de jornalista, a existência de comunicadores populares, comentaristas e articulistas nunca deixou de existir ou foi cerceada.

Fonte:  Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo - 25/04/2024